Respondendo às perguntas feitas por leitores.

13 de set. de 2010 0 comentários

Olá pessoal. Perguntaram-me hoje algumas coisas acerca da Segunda Guerra Mundial, na nossa caixa de recados, responderei agora mesmo. Vamos lá.

1ª pergunta: Qual o motivo principal da Segunda Guerra Mundial?

O sentimento revanchista alemão com as humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes, foi instigado pela oratória magnífica de Adolf Hitler. Os alemães queriam seus antigos territórios do Império Alemão de volta, ou seja, a ideologia do Espaço Vital. E esse Espaço Vital só seria alcançado se toda a Europa sucumbisse perante o Terceiro Reich.

2ª pergunta: O que Hitler pretendia com a invasão da Polônia?

Hitler queria dominar todo o território Europeu para o Terceiro Reich, e a purificação européia, ou seja, o extermínio de raças inferiores. A Polônia foi o primeiro alvo bélico e a nação que mais sofreu com o domínio sombrio do Nacional Socialismo.

3ª pergunta: Quem venceu a guerra ?

É uma excelente pergunta. Na verdade, ninguém venceu a guerra, todos os países envolvidos perderam. A União Socialista das Repúblicas Soviéticas perdeu 50 milhões de vidas entre militares e civis, os Estados Unidos e a Inglaterra perderam milhões de vidas também. E de que adiantou? Muita coisa. Talvez, se não houvesse guerra, nem eu estaria digitando isso agora, nem você lendo isto no presente momento. Todas as vidas que foram perdidas, também do lado do Eixo, contribuiriam para moldar a História Atual.

4ª pergunta: Quais foram as maiores vítimas da guerra?

Sem dúvida, as maiores vítimas foram os alemães. Além da humilhação de ter seu país destruído até a última pedra, milhões de vidas perdidas entre militares e civis, ainda tiveram que suportar a ocupação pós-guerra, com todas as exigências dos soviéticos e norte-americanos, e ter de aguentar sua capital dividida por um muro quase indestrutível.

0 comentários: