O Bom Velhinho: Neville Chamberlain

25 de jul de 2010 0 comentários

Arthur Neville Chamberlain (Birmingham, 18 de março de 1869 — Heckfield, 9 de novembro de 1940) foi Primeiro-ministro do Reino Unido de 1937 a 1940, período que antecedeu e marcou o início da Segunda Guerra Mundial na Europa.

Embora fosse filho de um influente político liberal, Joseph Chamberlain (1836-1914), era filiado ao Partido Conservador e defendia uma política de convivência pacífica (chamada "política de apaziguamento") com Hitler. Participou da conferência de Munique onde atendeu a maioria das exigências nazistas, como a divisão de Checoslováquia e a anexação da Boêmia ao III Reich.

Acreditava que fazendo concessões a Hitler seria possível evitar uma nova guerra entre a Alemanha e o Reino Unido. Em Londres, logo após chegar da Alemanha, declarou sobre o recém-assinado Acordo de Munique: "I believe it is peace in our time" (acredito que ele é a paz em nosso tempo).

Menos de um ano após a assinatura do acordo, em 1 de Setembro de 1939, a Wehrmacht invadiu a Polônia não restando à Chamberlain outra alternativa senão declarar guerra ao Reich, dando início assim à Segunda Guerra Mundial na Europa.

Em 10 de maio de 1940, Chamberlain renunciou ao cargo de primeiro-ministro, sendo substituído por Winston Churchill.

0 comentários: