1º de Julho de 1940: Instaura-se o Governo de Vichy

1 de jul. de 2010 1 comentários



O Governo de Vichy foi um regime político instaurado na França durante a Segunda Guerra Mundial, o 1 de Julho de 1940, e cuja duração prolongou-se até agosto de 1944. A denominação que se lhe deu a este processo de Deveu a que tudo ocorreu na cidade francesa que leva o mesmo nome.

O estabelecimento do governo de Vichy ocorreu após que as tropas alemãs derrotassem às forças franco-britânicas nos confrontos por domínio de territórios em Junho de 1940, o qual provocou que quem fosse o primeiro francês Paul Reynaud apresentasse seu despedimento o 16 de Junho e seu sucessor, o marechal Henri Philippe Pétain, entablara imediatamente negociações com Alemanha encaminhadas a assinar um armistício que pusesse fim à guerra, o mesmo foi subscrito o 22 de Junho entre ambas nações. Neste documento, decidiu-se que os alemães ocupariam o 55% do território francês e que este passaria a ser zona ocupada, mas seguiria existindo um Estado francês que manteria a administração das colónias.

O governo de Vichy girava em torno da figura de Pétain, a quem se rendia culto popular. Em seu mandato enalteciu os valores tradicionais, como a religião, o patriotismo, a família e a aceitação do trabalho como uma obrigação. Dificultou-se a tramitação de divórcios, o aborto foi duramente reprimido e os pais de família numerosas receberam condecorações por parte do Estado. Este processo culminou com a renúncia de Pétain o 2 de Junho de 1944.

1 comentários: