MP 40: A submetralhadora de campanha alemã

23 de abr. de 2011 1 comentários



A machinenpistole MP 40, ou submetralhadora MP 40 foi uma das armas oficiais de campanha do exército alemão durante a Segunda Grande Guerra, sendo amplamente utilizada pelas forças nazistas no decorrer do conflito.
A arma foi uma evolução da anterior, a MP 38. Aperfeiçoada pelo desenhista bélico Hugo Scheimeisser, o novo projeto da MP 40 possibilitou um ótimo desempenho da submetralhadora, com mais de um milhão de unidades fabricadas durante toda a guerra.
A MP 40 teve desempenho em campo muito melhor do que a submetralhadora oficial do Exército Americano, a Thompson, já que tinha a capacidade de 64 cartuchos, concorrendo com os 20 da Thompson, e atirava em rajadas, no modo automático. A MP 40 tinha mais um vantagem: seu cabo de apoio desdobrava-se para frente e para baixo, o que facilitava seu uso por unidades paraquedistas da Whermacht.

1 comentários:

  • Sturmgraf disse...

    Vejo que você cometeu um equivoco ao dizer que a vantagem da MP-40 em relação a Thompsom americana era a capacidade de portar 64 cartuchos no seu pente, sendo que na verdade ela só comportava 32 cartuchos e que a versão de 64 cartuchos foi um fiasco pois até mesmo 32 cartuchos a faziam emperrar, imagina 64 então! E mesmo que isso fosse verdade, a Thompson modelo 1928 tem a opção de se usar um carregador no estilo tambor com 50 ou 100 cartuchos alem do tradicional com 20.
    A verdadeira vantagem da MP-40 em relação a Thompson, seja a M1 ou a M1928, era a sua fácil contralabilidade em fogo automático, pois sua cadência de tiro era de 500 rpm contra 600 ou 1200 dependendo do modelo. ha, e quase me esqueci... a MP-40 não possuia seletor de fogo, só era possivel disparar em modo automático.