Breve reflexão - O que significa 50 milhões para você?

15 de abr. de 2011 1 comentários

Olá, meus caros leitores.

Hoje acordei cedo, e decidi folhear um livro da Coleção de 75 anos de aniversário da Segunda Guerra Mundial. Por acaso, escolhi um livro sobre Stalingrado.
Enquanto lia a respeito de como os soviéticos transformaram a Usina Outubro Vermelho numa verdadeira fortaleza contra os alemães, um informação me chamou a atenção:

"Na Segunda Guerra Mundial, pereceram 50 milhões de soviéticos, dentre soldados e civis".

Será que nós realmente sabemos o que significam 50 milhões de mortes? Vamos relativizar um pouco:

  • 50 milhões é mais de um quarto da população do Brasil - Imaginem o Brasil sem 50 milhões de seus habitantes!
  • A população da Noruega é de apenas 4,7 milhões de pessoas, imaginem todas essas pessoas mortas e com um "saldo negativo" de 45,3 milhões de pessoas.
  • A população de Portugal é de 11 milhões de pessoas.
Agora pare e pense: você sabe o que significam 50 milhões de mortos? Significam 50 milhões de famílias sem pais, milhões de crianças mortas numa guerra sem motivo, milhões de mães desesperadas ao constatar a irreversibilidade da morte, como um eterno dia negro, um dia de terror. Quando um ente querido nosso falece, choramos tanto por apenas uma pessoa: e quanto aos milhões e milhões que pereceram sob as estepes russas - quem chorará por eles?


1 comentários:

  • Letícia L. disse...

    Assim acontece todos os dias: Ainda hoje morre muita gente, diariamente, por brigas que para nós não faz sentido algum. Não digo somente pelo contexto da Segunda Guerra Mundial, mas os desentendimentos atuais mesmo, que já vem por motivos históricos, como os confrontos do Oriente Médio.Lutar por seu território. Assunto que começo a compreender, mas sempre me entristece as várias mortes causadas..homens, mulheres e crianças inocentes...Morte é sempre horrível.