Zyklon B: O Gás da morte

14 de nov. de 2010 1 comentários


Zyklon B era a marca registrada de um pesticida a base de ácido cianídrico,cloro e nitrogênio que foi utilizado pelos nazistas como veneno no assassinato em massa por sufocamento nas câmaras de gás era; ativado em contato com o ar. Seu nome deriva dos substantivos alemães dos ingredientes principais e a letra B uma de suas diferentes concentrações. Este composto foi escolhido por proporcionar, com eficiência, uma morte rápida.

O Zyklon B foi desenvolvido em 1924 como um inseticida na Deutsche Gesellschaft für Schädlingsbekämpfung mbH (Degesch). Por ser inodoro, o produto era comercializado, por motivos de segurança, com um odorizador(um éster do ácido bromo acético).

Nos campos de concentração, Zyklon B foi inicialmente usado para desinfetarpiolhos e evitar o tifo Em setembro de 1941, as primeiras experiências foram realizadas no campo de concentração de Auschwitz para testar o assassinato de humanos com o veneno. O Zyklon B era fornecido pelas companhiasalemãs Degesch (Deutsche Gesellschaft für Schädlingsbekämpfung mbH) e Tesch (Tesch und Stabenow, Internationale Gesellschaft für Schädlingsbekämpfung m.b.H.), sob licença do detentor da patente, a firma IG Farben. Os nazistas ordenaram a Degesch a produção do Zyklon B sem o odor de advertência, de encontro com a lei alemã. Depois da guerra, dois diretores de Tesch foram julgados por uma corte militar britânica e foram executados pela participação no fornecimento do veneno.

Na França, o grupo Ugine também produziu massivamente o Zyklon B na sua fábrica de Villers-Saint-Sépulcre (Oise).

O uso da palavra Zyklon (alemão para ciclone) continua a suscitar vivas reações de grupos judeus. Em 2002 a Bosch Siemens Hausgeräte e Umbroforam forçadas a recuar nas tentativas de usar ou registrar a marca para seus produtos.

1 comentários: