DADOS TÉCNICOS
Fabricante:............................. Messerschmitt -Bölkow Blohm
Tipo:........................................ Avião de Transporte
Motores:................................. Seis motores radiais Gnome-Rhone 14 N 48/49 - 14 cilindros
Potência dos motores............ 990 cv - cada motor
Ajuda de decolagem:............. Foguetes de propulsão (Incrível!)
Comprimento:....................... 28 metros
Envergadura:......................... 55 metros
Velocidade máxima:.............. 270 km/h
Altitude máxima:................... 4000 metros
Peso máximo:......................... 43 toneladas
Compartimento de carga:..... 11,6 m de comprimento, 3,1 m de largura, 3,41 m altura.
Foi o maior avião de transporte militar utilizado em larga escala durante a Segunda Guerra Mundial. De procedência alemã, foi aplicado massivamente durante a ocupação da Grécia, uma vez que podia transportar até 143 homens ou dois veículos blindados com facilidade.
Produzido pelo Terceiro Reich para ser utilizado durante a "Operação Leão Marinho", a invasão da Inglaterra, o projeto inicial previa a capacidade de transporte de um canhão "Flak" de 88 mm ou um Panzer IV, mas a operação foi logo cancelada devido às falhas no transporte de grandes quantidades de peso.
Os seis motores de grande potência, cada um com 990 cv, eram suficientes para elevar o avião a uma altitude operacional máxima de 4000 metros. Mais tarde, com a modernização da indústria de balística, o avião foi adaptado para receber um sistema de foguetes que ajudava na propulsão da decolagem, e foi utilizado até o final da guerra.
Foram fabricados cerca de 213 aeronaves; no entanto, apesar de sua utilidade, nenhum exemplar deste exótico avião sobreviveu à Segunda Guerra, pois eram relativamente lentos e portanto, de fácil abatimento.
1 comentários:
Muito legal essa matéria. Gosto de ler sobre assuntos militares, principalmente relacionados com a aviação militar referente a segunda grande guerra. Parabéns.
Postar um comentário