O Mercedes de 6 rodas de Hitler

15 de ago. de 2010 1 comentários

Desde o principio de sua carreira politica, Adolf Hitler, usou uma série de veiculos potentes para poder percorrer toda a Alemanha. O Furher tinha a sua disposiçao uma enorme frota de automoveis, e por sua ordem expressa, tinham que ser todos da marca Mercedes Benz. Nao é a toa que existem dezenas de fotos onde Hitler aparece, normalmente de pé, percorrendo as cidades alemaes a bordo de um 770K Grosser Mercedes, como podemos ver na imagem acima.

Sem duvida, o automovel mais espetacular da frota de Hitler foi o Mercedes 520G4W31, fabricado em 1931. Este automovel foi desenhado exclusivamente para o líder alemao, e sua caracteristica mais chamativa era o fato de ter 3 eixos e 6 rodas.

Quando Hitler viu pela primeira vez este automovel, ficou tao entusiasmado que mandou fabricar outros dois veiculos. Um foi reservado para o Duce Mussolini e outro foi dado mais tarde de presente para o General espanhol Francisco Franco.

Quando acabou a 2a Guerra Mundial, os 2 Mercedes de seis rodas de Hitler e Mussolini ficaram destruidos por completo, de forma que atualmente só existe o automovel presenteado a Franco que se encontra atualmente no Museu do Patrimonio Nacional da Espanha, em Madrid.

Houve uma disputa entre a Casa Real Espanhola e familia de Franco, pela custódia desse automovel. Depois de varias audiencias, a justiça determinou que este Mercedes pertence ao Estado Espanhol, já que esse veiculo tinha sido um presente de um chefe de Estado a outro.

Ha alguns anos, este automovel foi enviado a fabrica da Alemanha para que fosse completamente restaurado, já que era um carro que tinha 70 anos e ja tinha muitas peças oxidadas. A Mercedes fez toda a restauracao de forma gratuita, apesar de que houve por parte do fabricante alemao, uma proposta de compra, por um valor muito alto (falam-se de milhoes de Euros), mas o pedido de compra foi rotundamente negado pela Casa Real Espanhola.

Postagem de: José Eduardo Camaña Justos

1 comentários: